Alunos do ensino fundamental da escola Maria Elisa fundaram a Banda Geração Y, com alunos de 14 anos. |
Foi a partir do projeto desenvolvido dentro de sala de aula, pelo professor de artes, Zilson Costa, que surgiu a banda Geração Y, formada por quatro alunos, todos com 14 anos de idade.
Há quatro anos lecionando na escola, o professor que também é músico, conta que tudo começou em 2017, a partir da proposta de dividir os alunos por áreas de aptidão dentro da disciplina de artes.
“Sabemos que as pessoas não são iguais e cada um tem uma motivação diferenciada e por esta razão a proposta era reconhecer as aptidões reais de cada aluno e a partir daí trabalhar o potencial desses estudantes para que o aprendizado e o interesse fluíssem de forma natural”, contou o professor que também é músico.
E a proposta parece que vem dando certo mesmo. Pelo menos uma vez por semana a Banda Geração Y, que tem como vocalista e compositora Eshiley Cutrim de 14 anos. A jovem conta que a partir da música vem se encontrando e que até letras já escreveu.
“Todos nós adoramos a proposta de envolver a música dentro do aprendizado. Hoje me sinto muito mais aberta, não apenas para cantar que amo, como também para compor”, revelou animada.
A banda também conta com a aluna Jéssica Landra de 14 anos. Ela que toca os instrumentos de baixo e guitarra, disse que vem se aprimorando cada vez mais com as aulas do professor. “Muito feliz em poder estudar tendo a música como base”, disse ao lado dos colegas Artur Santos, baterista de 14 anos, e Luís Azevedo Silva também de 14 anos, toca guitarra e ainda acompanha no vocal.
Para o prefeito ribamarense, Luis Fernando Silva, o projeto representa o fortalecimento da política de educação que vem sendo implantada desde o ano passado no município, que passa pela melhoria física das unidades, construção de novas escolas, aquisição de mobiliário para um maior conforto dos alunos até a capacitação profissional do corpo docente.
“Não temos dúvida alguma que o caminho é esse. Uma educação pautada no comprometimento de toda a comunidade escolar resulta diretamente no crescimento do nível de aprendizado dos alunos. De parabéns o professor pela iniciativa, os alunos e toda a escola pelos resultados obtidos”, parabenizou o prefeito.
Números da Educação
Somente no mês de setembro deste ano, a Prefeitura de São José de Ribamar entregou a pré-escola de Panaquatira com capacidade para 100 alunos. O local que antes funcionava em um prédio da Associação Comunitária, ganhou sede própria com salas de aula, pátio coberto para alimentação e recreação, além de depósito, área de lazer e banheiros. Já a escola Raimundo Rocha Leal Júnior, na Vila Tamer, que atende crianças do 1 ao 6 ano do ensino fundamental, está passando por reforma e ampliação e passará a contar com 12 salas de aula. Também passam por reforma, escolas localizadas no Alto do Turu e Parque Jair.
Ainda atendo à infraestrutura das escolas, a Prefeitura já destinou mais de 4 mil mobiliários, entre cadeiras e mesas para as escolas da rede municipal de ensino.
Recentemente a prefeitura também realizou a I Feira Literária. O evento que contou com a presença de diversos imortais da Academia Maranhense de Letras, também reuniu escritores nacionais que realizaram palestras e rodadas de conversa e leitura para milhares de pessoas, entre alunos e famílias que participaram da ação.
No próximo dia 24, (sábado), será realizada a II edição da Feira de Ciências. Cerca de 26 escolas já estão inscritas para participar do evento com apresentação de diversos trabalhos científicos.
Fonte: Prefeitura de São José de Ribamar
Nenhum comentário:
Postar um comentário